Material de Apoio

Aqui você encontrará materiais como artigos, dissertações, teses, sites, entre outros.

Documentários
“Aldeia do Cachimbo” – Resistência, Memória e Protagonismo Imboré

O documentário Aldeia do Cachimbo revela indígenas narrando a reconquista de seu território e partilhando a alegria de viverem, hoje, juntos em uma mesma aldeia. A produção foi realizada em um processo de cocriação entre diversos indígenas e três não indígenas que permaneceram por 15 dias na comunidade.

Referências e indicações de leitura

AGUIAR, Edinalva Padre (org.). Revista Memória Conquistense, edição n. 5: Ymboré, Pataxó, Kamakã: A presença indígena no Planalto da Conquista. Vitória da Conquista: Museu Regional, 2000. Produzida a partir dos escritos de Edinalva Padre Aguiar, Antonieta Miguel e Ruy Hermann Medeiros.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

IVO, Isnara Pereira. A conquista do sertão da Bahia no século XVIII: mediação cultural e aventura de um preto forro no Império Português. Anais. Trabalho apresentado no XXIII Simpósio Nacional da ANPUH – Associação Nacional de História, Londrina, 2005.

IVO, Isnara Pereira. Homens de caminho: trânsitos, comércio e cores nos sertões da América Portuguesa – século XVIII. 2009. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Orientador: Eduardo França Paiva.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL – Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/. Acesso em: 8 jul. 2025.

MEDEIROS, Ruy Hermann de A. Recomendação ao bandeirante. Vitória da Conquista: Fifó, p. 8, 1978.

MEDEIROS, Ruy Hermann. Os Mongoiós e seu destino. Vitória da Conquista: Fifó, p. 8-9, nov. 1980.

MEDEIROS, Ruy Hermann. O município da Vitória: notas críticas. Vitória da Conquista, 1996.

MIGUEL, Antonieta. Vida material e cotidiano: a Imperial Vila da Victória na segunda metade do século XIX. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2000.

NASCIMENTO, Washington Santos; OLIVEIRA, Renata F. Retomadas da identidade étnica e territorial indígena no sudoeste baiano: um direito garantido, porém negado. In: NASCIMENTO, Washington Santos (Org.). Antônia Onça e o mestre em amansar Brancos: trajetórias e saberes indígenas e africanos no sertão da Bahia. 1ed. Rio de Janeiro: Faberj e Autografia, 2021, v. 1, p. 29-59.

OLIVEIRA, Renata Ferreira de. Batalha: memória e identidade indígena no Planalto da Conquista. 2009. Monografia (Graduação em História) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2009.

OLIVEIRA, Renata Ferreira de. Índios Paneleiros do Planalto da Conquista: do massacre e quase extermínio aos dias atuais. Salvador: Sagga, 2020. (Série Perspectiva Acadêmica). ISBN 978-6586555004.

OLIVEIRA, Adil Sousa. A presença dos Kamakã-Mongoyó no Planalto da Conquista: uma abordagem decolonial para o ensino de história e cultura indígena. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Vitória da Conquista: UESB, 2022.

PARAÍSO, Maria Hilda Baqueiro. Caminhos de ir e vir e caminhos sem volta: índios, estradas e rios no Sul da Bahia. 1982. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1982.

PARAÍSO, Maria Hilda B. Os índios do Rio Pardo e a Imperial Vila da Vitória. Revista do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA, Salvador, ano 1, n. 1, dez. 1984.

PARAÍSO, Maria Hilda Baqueiro. Tecendo memórias: identidade e resistência indígena no Planalto da Conquista nos fins do século XX e princípios do XXI. Salvador: UFBA, 2011.

PARAÍSO, Maria Hilda Baqueiro. O tempo da dor e do trabalho: a conquista dos territórios indígenas nos sertões do leste. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

WIED-NEUWIED, Maximilian. Viagens ao Brasil nos anos de 1815 a 1817. 1. ed. Tradução de Edgard Süssekind de Mendonça e Flávio Poppe de Figueiredo. Organização de Olivério Mário de Oliveira Pinto. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1942.

SOUSA, Maria Aparecida S. A Conquista do Sertão da Ressaca: povoamento e ocupação de terra no interior da Bahia. Vitória da Conquista: Editora UESB, 2001.

SPIX, Johann Baptist von; MARTIUS, Carl Friedrich Philipp von. Através da Bahia. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938.

TANAJURA, Mozart. História de Conquista: crônica de uma cidade. Vitória da Conquista: Brasil Artes Gráficas, 1992.

TORRES, Tranquilino. O município da Vitória. Vitória da Conquista: UESB, 1996.