Apresentação

Sobre

Este espaço educativo surgiu a partir da nossa participação no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Escolhemos trabalhar com a temática indígena durante a execução do curso, apresentando a dissertação intitulada “A presença da temática indígena no Documento Curricular Referencial do Estado da Bahia (DCRB-BA): diálogos, possibilidades e desafios a partir da Lei Federal 11.645 (2008–2024)”, na qual analisamos a proposta curricular oficial do estado da Bahia e sua sintonia com a Lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura dos povos indígenas na Educação Básica brasileira.

Além da dissertação, o programa de mestrado exige a criação de um produto educacional voltado à aplicação na Educação Básica. Com isso, elaboramos este site educativo, com o objetivo de ampliar a abordagem dos temas discutidos na pesquisa e oferecer conteúdos sobre a história indígena local e regional. O site se dedica, assim, a apresentar aspectos da cultura, da memória e dos modos de vida das comunidades indígenas que habitaram o antigo Sertão da Ressaca — território onde hoje se localiza o município de Vitória da Conquista e outras cidades da região Sudoeste da Bahia.

Nos textos que tratam dos três principais povos indígenas que habitaram a região — Pataxós, Kamakã-Mongoió e Ymborés (Botocudos) — contamos, especialmente, com os materiais publicados na Série Memória Conquistense, do Museu Regional da UESB, volume 5, intitulado “Ymboré, Pataxó, Kamakã: A presença indígena no Planalto da Conquista” (2000). Esse volume contou com a colaboração de Edinalva Padre Aguiar, Antonieta Miguel e Ruy Hermann Medeiros, tornando-se uma das principais referências para esta publicação. Também foram utilizados a Lei Federal 11 645 de 2008, o DCRB, trechos de crônicas de viajantes e fontes acadêmicas que pesquisaram e escreveram sobre o antigo Sertão da Ressaca — nossa Vitória da Conquista e região, além de sites eletrônicos como o do Instituto Socioambiental.

Ressaltamos, contudo, que este site não se restringe à história indígena local e regional. Os temas abordados na dissertação também estão contemplados neste espaço: a Lei 11.645/2008, o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), o movimento indígena e as lutas contemporâneas dos povos originários. A proposta é oferecer uma visão abrangente dos processos históricos, culturais e políticos que envolvem os povos indígenas em todo o território brasileiro.

A história dos povos originários no Brasil é marcada por inúmeras formas de genocídio, perseguições, injustiças e etnocídio, frequentemente praticadas de forma deliberada. Muitos foram forçados à indigência, ao verem suas terras invadidas, arrendadas ou vendidas, além de terem suas existências profundamente alteradas por projetos dos quais não participaram e aos quais foram obrigados a se submeter. Este espaço educativo busca, também, denunciar essas violências, ao mesmo tempo em que valoriza as ações de resistência e resiliência protagonizadas pelos povos indígenas — ações que permitiram o crescimento populacional dessas comunidades e sua crescente presença no cenário político e social contemporâneo.

Dessa forma, ao trabalhar com os conteúdos aqui reunidos, propõe-se um debate educativo sobre a representação dos povos indígenas e de suas culturas. A aplicação efetiva da Lei 11.645/2008 se concretiza por meio de iniciativas como esta, que valorizam a diversidade e as características específicas de cada povo: suas línguas, costumes, cosmovisões, culturas, memórias coletivas, modos de sobrevivência e formas de organização social. O objetivo é que professores e estudantes reflitam criticamente sobre suas percepções em relação à participação indígena na formação do território e da nação brasileira, articulando essas reflexões à história indígena do presente.

Quem somos
José Carlos
Fundador

Professor do ensino médio, analista universitário, gestor público, comprometido com as lutas para inclusão dos povos indígenas como protagonistas da história nacional.