
Educação e Saberes
SEÇÃO
Uma área dedicada a discussões sobre ensino, legislação, historiografia e as epistemologias indígenas.
A Lei 11.645 e o Currículo da Bahia
Saiba como a Lei Federal 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura indígena, é aplicada na Bahia. Este artigo analisa como o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) avançou na abordagem da temática, propondo uma visão plural e crítica que valoriza as lutas e saberes dos povos originários.
Novas Abordagens da História Indígena
Este artigo discute a superação de visões estereotipadas e pejorativas sobre os indígenas na história ensinada. Explore como a "Nova História Indígena", em diálogo com a antropologia e a sociologia, passou a retratar os povos originários como protagonistas de suas próprias histórias, em contraponto às narrativas que os viam como obstáculos ao "progresso".
Epistemologias e Saberes Indígenas
Mergulhe nos sistemas de conhecimento e nas epistemologias dos povos indígenas, um desafio ao pensamento ocidental hegemônico. Este artigo destaca o crescente protagonismo da produção intelectual indígena na literatura, no cinema e na academia, e a importância de trazer esses saberes para a sala de aula e reconhecê-los como formas legítimas de ciência.
Referências:
?
?
?
?
?
?.
?
?
Acervo
Sobre
Contato
Memória Indígena de Vitória da Conquista e Região é uma plataforma de pesquisa e acervo dedicado à história, cultura e depoimentos dos povos Kamakã-Mongoió, Pataxó e Ymboré.
Políticas de privacidade